Lilypie

segunda-feira, setembro 21

Oceanário

Acreditam que só ontem conheci pessoalmente a Amália e o Eusébio? Foram precisos 11 anos após o encerramento da Expo para visitar o Oceanário! (até tenho vergonha de reconhecer isto!!!)
Em 98 não me quis submeter às longas filas por entender que oportunidades não me faltariam. Afinal se iria permanecer aberto não havia razão para perder tempo precioso que podia gastar a conhecer outros pavilhões. O tempo foi passando e o resultado foi este.
Aproveitei uma escapadinha à capital para disfrutar de uns bons momentos em família. As M&Ms, apesar de muito pequenas, adoraram a visita. Como ainda não sabem do que se trata, chamavam a tudo o que viam "ão-ão" (é o que dá começarmos a ensinar-lhes os animais pelo cão).


Aconteceu, no entanto, uma situação que me incomodou logo no início da visita. Estavamos à espera do pai que tinha ido buscar os bilhetes, quando uns turistas brasileiros passam por nós. Acharam imensa piada às "gémeas" e brincaram um pouco com elas. Até aqui tudo bem. O pior foi quando um deles resolve sacar da máquina fotográfica e, sem pedir autorização, preparou-se para lhes tirar uma fotografia. Tive de dizer que não autorizava. Ele ainda insistiu, mas fui irredutível. Ficaram a olhar para mim muito admirados com a minha recusa, mas não tiveram outro remédio senão acatar.
Provavelmente não consegui esconder a minha indignação e talvez por isso eles tenham estranhado a minha atitude que começou por ser amável e terminou com um grosso "não". Sinceramente, não gostei por dois motivos. Primeiro, as minhas filhas não são nenhuma atracção turística para serem encaradas como "diferentes" e depois não sei que uso dariam à imagem delas. Como mãe tenho a obrigação de as defender e no mundo de hoje todo o cuidado é pouco.
Apesar de tudo fiquei com a sensação que fui um nadinha desagradável, mas é a prova de que para defender o que nos é mais querido e precioso não há condescendências. Será que exagerei?

19 Comments:

Blogger G. said...

Olá!
Acho que tiveste uma reacção mais do que normal e compreensível. Eu tomaria, com toda a certeza, a mesma atitude.
E quanto ao Oceanário, tb não conheço e estou com imensa vontade. Talvez vá lá num destes feriados de Outubro.
beijinhos grandes para ti e para as M&M

5:40 da tarde, setembro 21, 2009  
Blogger Sandra Silva said...

Não exageraste nada. Eu no teu lugar fazia exactamente a mesma coisa.
Não são atracções do circo.
Ele há cada um?!?!?!?!?!
Jokas
Sandra

6:03 da tarde, setembro 21, 2009  
Blogger Sem Desistir said...

De modo algum amiga.
Fizeste muito bem. Acho de muito mau tom e uma falta de respeito, quem quer que seja, dar-se ao abuso de fotografar crianças.
Não te incomodes com isso, a tua atitude foi a mais correcta, não a deles.
As "gémeas" são lindas mas não são alvo para qualquer objectiva. São pequeninas mas selectivas, ehehe.
beijão triplo

11:38 da tarde, setembro 21, 2009  
Blogger Mary said...

Fizeste muito bem... uma coisa é as pessoas meterem-se, darem um olá e fazerem uma gracinha, outra é tirar fotos e sabe-se lá com que finalidade...
BJs

11:59 da tarde, setembro 21, 2009  
Blogger HOPE said...

Bolas! Mas que disparate!

Fizeste foi muito bem!!!

O Oceanário é uma das coisas que mais gosto de visitar e os miúdos adoram! Os mais velhos até j´´a lá dormiram! Quando passamos em Lx é paragem obrigatória!

E parece que não és a única! A nossa amiga "loira" também está em falta!

Até quarta?

Beijos ;)

12:15 da manhã, setembro 22, 2009  
Blogger Anna72 said...

O sr. "fotógrafo", no mínimo, devia ter perguntado primeiro se podia tirar a fotografia...

Podia até ser a melhor pessoa à face da Terra mas, nos dias de hoje, não sabemos quem nos aparece à frente.

Acho que fizeste muitissimo bem.

Tirando o episódio da fotografia, gostaste do Oceanário? As M&M's, pelos vistos, adoraram. :D

Beijocas

10:06 da manhã, setembro 22, 2009  
Blogger Lília said...

Mas a que propósito iriam tirar fotos de crianças que não lhes são nada??
Eu teria tido a mesma atitude, sem dúvida alguma.
O exagero foi deles, não teu e ainda por cima nem pediram autorização. Fizeste bem, muito bem mesmo.

Quanto ao Oceanário já perdi a conta das vezes que fui, mas também moro perto. Por outro lado só em Junho fui pela 1ª vez a Serralves. E Serralves é bem mais antigo que o Oceanário :-)

Beijos,

10:17 da manhã, setembro 22, 2009  
Blogger sil said...

Não foste nada exagerada!!! Eu faria a mesma coisa!!!

Adoro ir ao Oceanário!!!

Bjos
Sil

10:20 da manhã, setembro 22, 2009  
Blogger Isabel Patrício said...

Fizes-te muito bem, nunca me passaria pela cabeça andar a fotografas outras pessoas, ainda mais sem pedir autorização ?!
Eu tambem me questionaria qual a finalidade !
Vale mais prevenir e protegermos o que é nosso.
Uma Bj

11:08 da manhã, setembro 22, 2009  
Blogger Unknown said...

Claro q não exageraste!
Eu tb não autorizava, bolas!

Bjs!
Alexandra

3:23 da tarde, setembro 22, 2009  
Blogger Nany said...

Não exageras-te nada. As filhas são tuas por isso a imagem delas é da tua responsabilidade. Se quiseres partilhar seja com quem seja és tu que partilhas e não uns desconhecidos que tiram fotografias sabe-se lá para quê.
Bkjs

PS: Estou aqui quase ao lado e ainda não fomos ao Oceanário -)

3:44 da tarde, setembro 22, 2009  
Blogger R. said...

Fizeste muito bem, acho que hoje se usa e abusa das fotos e nunca se sabe o fim que lhes é dado. E convenhamos que mesmo que a intenção fosse das melhores, deveriam sempre ter perguntado se a poderiam tirar.

Quanto ao Oceanário é mesmo maravilhosos, eu adoro lá ir, primeiro porque gosto de tudo o que seja dedicado a animais e depois porque me relaxa verdadeiramente, era capaz de ficar horas a olhar para o aquário central.

Um beijinho

9:26 da tarde, setembro 22, 2009  
Blogger Susana Pina said...

Tives-te a melhoe postura que uma mãe pode ter. Qual é a mãe que não defende a sua cria? Só mesmo aquelas que nem sequer deveriam serem chamadas de mães.

Quanto ao Oceanário, é lindo, eu que estou tão perto só lá fui uma única vez na altura da Expo (esta parte também parece mal), mas qualquer dia calha.

Um abeijoca muito grande ao trio feminino aí de casa

Susana

10:36 da manhã, setembro 23, 2009  
Blogger Luna said...

acho teria uma atitude parecida, hoje em dia não pode facilitar temos mesmo proteger os nossos pintainhos.
bjocas
Luna

12:07 da tarde, setembro 23, 2009  
Blogger Dinastia FilipiNHa said...

NÃO! Quem exagerou foram eles!!! Pelo amor de Deus! É coisa que não me passa pela cabeça tirar fotos a crianças que não conheço só porque as acho muito giras!

Fizeste muito bem!

A Mariana também foi ao oceanário com 1 ano e meio, mais ou menos, e adorou!

Um beijinho grande!

9:31 da manhã, setembro 25, 2009  
Blogger Lebasiana said...

Não exageraste... acredita!

Que abuso! Eu teria feito o mesmo!

Jinhos

Piolha e Pedro

12:25 da manhã, setembro 28, 2009  
Anonymous Vitor Resende said...

Não, não, não, não, não exagerou nada.
Um abraço

11:08 da manhã, setembro 28, 2009  
Anonymous Laura said...

Boa tarde cara Cláudia,
o meu nome é Laura Caetano, sou estudante do 12ºano e gostaria de saber se era possível contar como seu testemunho para um trabalho no âmbito da disciplina de biologia sobre infertilidade, visto que a sua história de sucesso pode ajudar outras pessoas e dismitificar o que para alguns ainda é um taboo.
Se fosse ainda possivel entrevistá-la, seria óptimo para o meu trabalho.

Deixo o meu e-mail e aguardo resposta

e-mail: laura_caetano_17@hotmail.com

Atenciosamente,
Laura Caetano

4:52 da tarde, setembro 28, 2009  
Blogger A Saltarica... said...

Se fosse eu partia-lhes a maquina :p tipo star de hollywood. Fizeste mt bem amiga!
Tudo de bom para vcs e ate o final do mês ;-)

5:11 da tarde, novembro 04, 2009  

Enviar um comentário

<< Home