Lilypie

terça-feira, setembro 2

Não ganhamos para o susto!

Isto de ser mãe/ pai tem muito que se lhe diga.
Tenho de reconhecer que não podia estar mais errada ao pensar que o difícil era engravidar e que depois tudo seria mais linear. A prova disso foi o grande susto que apanhamos na 5ª feira à noite com a nossa M. mais nova.
Estavamos a começar o banhinho que ela adora quando de repente deixa de respirar como se estivesse a sufocar. Aquele que é sempre um momento de animação transformou-se numa aflição. A minha pequenina ficou imóvel, muito branca e com os olhos sem reacção.
O pai começou a massajar aquele corpinho pequeno e a fazer respiração boca-a-boca numa tentativa desesperada de reanimá-la enquanto eu ligava para o INEM a pedir ajuda. Foram segundos que me pareceram horas. Pensei que ia perder a minha filha!
Valeu o sangue frio do pai e a rápida resposta do serviço de urgência. Fomos para o hospital já ela tinha estabilizado e depois de muitas análises e exames, conclui-se que se tratou de um engasgamento ou refluxo (síndrome de ALTE), muito frequente nos bebés até aos 3 meses e mais ainda nos prematuros.
Passada quase uma semana deste episódio aflitivo ainda não estamos refeitos do susto. Se já antes eramos pais alerta, agora muito mais.
Ser mãe/ pai é uma constante aprendizagem, mas nunca estamos preparados para momentos como estes!

53 Comments:

Blogger A Saltarica... said...

Ai amiga ate me arrepiei :-| fogo eu nao sei se teria sangue frio!!!

Ainda bem q a litlle M. esta boa ja, que susto!

Um beijinho para vcs

12:40 da tarde, setembro 03, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Sempre com o coração nas mãos, Claudinha.
Ainda bem que já passou e a tua pequenina está bem.
Não é para te assustar, mas o nosso coração vai estar sempre aos saltos.
Mas é tão bom não é, ter os nossos bébés nos braços. Vale tudo.

Beijinhos para as 3 meninas e papá.
Lola

1:14 da tarde, setembro 03, 2008  
Blogger alma said...

Linda....
que susto enormmmeee!!
Não sei o que fazia...
Mas já passou... respira fundo!!
UFFFFF
beijos mil amiga!
cate

2:42 da tarde, setembro 03, 2008  
Blogger Anuska said...

Querida, que susto! Espero que nunca mais se repita! Beijocas!

2:54 da tarde, setembro 03, 2008  
Blogger Isabel said...

é terrivel, aconteceu-me isso com o João 2 vezes, uma vez ainda na maternidade e da segunda em casa comigo. Nessa noite nem dormi, passei todas as horas sentada na cama a olhar para ele a ver se não lhe acontecia nada...
um grande beijinho

3:04 da tarde, setembro 03, 2008  
Blogger Barriguita said...

nem quero imaginar! uma vez o Pedro pregou-me um susto desses, por naorma faz espasmos de choro mas daquela vez não chorou antes, Valeu a providência divina que me fez ir espretá-lo no segundo exacto. Imagino como não deves ter ficado... bolas, que estes putos só nos pregam partidas.
Beijocas e que não se repitam mais dessas.

3:15 da tarde, setembro 03, 2008  
Blogger Nany said...

Bem.....que enorme susto vocês devem ter apanhado.
Ainda bem que já passou.
Beijocas grandes a todos

3:26 da tarde, setembro 03, 2008  
Blogger Sílvia said...

Podes crer até fiquei toda arrepiada!

Ainda bem que correu tudo pelo melhor!

Um beijo grande

5:40 da tarde, setembro 03, 2008  
Blogger Mary said...

Ufa! Ainda bem que houve sangue frio por aí... foi concerteza isso que salvou a tua menina.
Mas o que interessa é que tudo está agora bem e ela não vai voltar a pregar a partida aos pais.
BJs

6:59 da tarde, setembro 03, 2008  
Blogger Avozinha said...

A nossa Joana fazia isso em pequenina, sem razão aparente e sem ser prematura. Fez exames que não deram nada. A minha filha comprou um alarme de cama "just in case". Como veio assim desapareceu. Que não seja nada!

7:04 da tarde, setembro 03, 2008  
Blogger Sem Desistir said...

Amiga, realmente...Felizmente tudo acabou bem, graças a Deus.
Tens de ter mesmo um coração resistente, lol. Parabéns ao papá pela coragem!!
bjos

8:26 da tarde, setembro 03, 2008  
Blogger Ana said...

Ai que deve ser uma aflição sem tamanho...
Nos primeiros 3 meses dela eu acordava à noite e ía a correr ver se estava tudo bem... cheguei a abaná-la porque parecia que não estava a respirar... é um sufoco! Se me tivesse acondecido isso não se tinha o sangue frio... ai que sufoco!

Acho que os primeiros 6 meses delas passa em constante sobressalto...

Beijocas ENORMES :****

10:49 da tarde, setembro 03, 2008  
Blogger Susana Pina said...

Que aflição, nem consigo imaginar como estavam.
Felizmente a M. está bem, e o susto já passou, agora os medos, esses vão permanecer pela vida toda.
Um bj com saudades
Susana

11:20 da tarde, setembro 03, 2008  
Blogger Smas said...

Minha linda, como te percebo!
A minha filha teve uma convulsão febril e também deixou de respirar uns segundos que me pareceram anos!
Espero que nunca mais vos aconteça um susto desses.
Bjs grandes

4:28 da manhã, setembro 04, 2008  
Blogger Inca said...

imagino o vosso susto!Ainda bem que já passou e que ficou tudo bem.
Beijinhos a todos

9:50 da manhã, setembro 04, 2008  
Blogger Pi said...

Conhecço bem a sensação!
Aconteceu-me isso com a minha 2 vezes ainda na maternidade, mas acho que não deve ter sido durante tanto tempo. Pelo menos com uns abanões ela recomeçou a respirar e deitou o leitinho fora.
Mas é um grande susto!
Beijos e espero que não volte a acontecer.
Pi

11:12 da manhã, setembro 04, 2008  
Blogger sandra.am.silva said...

Eu acho que temos a vida toda para nos habituarmos a essas coisas, e mesmo assim, acho que nem que vivessemos 3 vidas iriamos deixar de nos assustar com os nossos pequeninos.
Mas passou minha querida!
A M. está bem!
Beijinhos para elas!
Beijinhos para ti!
Beijo, beijo, beijo

Sandra e Afonso
www.bebeafonsinho.blogspot.com

1:49 da tarde, setembro 04, 2008  
Blogger stardust said...

Ai amiga, que valente susto... Eu tmb entrava logo em pânico... Não tenho sangue frio nenhum para estas coisas...

Mas olha, vai ser sempre com o coração nas mãos, o L. ainda noutro dia pendurou-se numa mesinha de cabeceira, que lhe caíu em cima, julguei que tinha ficado esmagado... Tiramos-lhe o móvel de cima agarrei-o ao colo e já estava em pânico, se não fosse o pai acalmar-me acho que tinha agarrado nele para o levar ao hospital... De cuecas e tudo (que era como estava na altura)...

Valem-nos os papás que conseguem ter mais sangue frio que nós!

Beijocas e espero que esse susto não se repita nunca mais!

2:18 da tarde, setembro 04, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Ola Claudia ...reamente que grande susto .Quando Lucas era pequeno andava sempre atenta a essas coisas porque lia e ouvia falar uma vez também me pareceu estar a ficar engasgado mas levantei-o logo e abanei-o ...lembro-me que me assustei muito mesmo com isso .Imagino o que sentis-te mas ainda bem que tudo esta bem e que houve sangre frio para reagir .Agora não penses mais nisso esta atenta porque de outra forma também não conseguirás estar , mães estarão eternemente atentas , agora compreendemos as nossas ´.É a nossa natureza .Beijinhos e tudo de bom para voçês e para as tuas M'S MUITA SAÚDE - PATRICIA - RIO MAU

2:54 da tarde, setembro 04, 2008  
Blogger CARLUXA said...

Oh meu Deus!
Tudo isto é muito complicado não é?
Estou com 28 semanas de gémeos e perante tantas coisas já começo a gerar momentos de muita ansiedade. Estamos sempre com medo de não sermos capazes.
Será que na maternidade nos alertam para estas coisas e nos dizem como reagir em caso de um acontecimento destes.
Um beijão grande para os 4.

3:07 da tarde, setembro 04, 2008  
Blogger Angel said...

Minha querida ñ ganharam para o susto! Que pânico, chiça...
Ainda bem que tudo está bem e desejo continuação de mtas alegrias!
BJS

3:45 da tarde, setembro 04, 2008  
Blogger Time said...

Ai amiga, imagino como ficas-te, mas o que conta é que estátudo bem.
Beijocas amiga e fica bem com as tuas princesas.

5:43 da tarde, setembro 04, 2008  
Blogger Lília said...

Meu Deus, que pesadelo!
Ninguém está preparado para uma coisa destas. Felizmente o teu marido reagiu no momento e da forma certa.
Nem consigo imaginar sequer o susto por que passaram.
Mas fico feliz por saber que a tua pequena M. já recuperou.

Um beijo grande e que não apareçam mais sustos nas vossas vidas.

8:57 da tarde, setembro 04, 2008  
Blogger Cláudia, Pimpo e Pimpa said...

Fiquei com a lagrimita no olho, mas sei o que dizes, passei o mesmo com o Martim, é horrível!
Andei umas semanas sempre em stress...

Bjs Cláudia

10:12 da tarde, setembro 04, 2008  
Blogger Vânia e Mariana said...

Uiiiiii que susto que deve ter sido!!!
Ainda bem que já esta tudo bem!!!:)

jinhso,

9:46 da manhã, setembro 05, 2008  
Blogger Dinastia FilipiNHa said...

Que aflição!!!! Graças a Deus que correu tudo bem!

Tens toda a razão, não há nada que nos prepare para esses momentos.

Um beijinho grande

11:30 da manhã, setembro 05, 2008  
Blogger Pai said...

Imagino o susto que apanhaste, felizmente que tudo ficou bem, tenho a certeza que não vais esquecer nunca. Eu também passei por algumas situações complicaditas, aliares passa-se sempre de uma ou de outra forma.
Mas fico muito contente por saber que estão todos bem. A parte boa da maternidade/paternidade, é que é cada vez mais divertida, por estranho que te possa parecer agora, ainda poder ser melhor, vais ver só quando começarem a gatinhar e andar,a falar e cantar, etc,etc.
Pelo menos essa é a minha experiência de 6 anos.

Um abraço, e miminhos para os teus tesourinhos.

12:28 da tarde, setembro 05, 2008  
Blogger Mary said...

Puxa miga, até me assustei.

Realmente nunca estamos relaxados, ainda bem já está tudo bem.

Beijocas grandes para vocês
Meguy

3:25 da tarde, setembro 05, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Vão com calma... são acidentes de percurso. Tudo vai correr bem.
Beijinhos para as três, e um abraço para o Homem da casa.

6:38 da tarde, setembro 05, 2008  
Blogger Summer said...

A Maria também teve um episódio desses com dois meses. Felizmente muito mais suave mas ainda assim um susto.
Nada nos prepara para estes momentos de aflição.
Beijinhos

9:11 da tarde, setembro 05, 2008  
Blogger Rita said...

Nunca apanhei um susto desses mas a verdade é que coração de mãe nunca sossega.

A minha mãe é que me dizia com toda a razão, quando eu ainda estáva grávida da Margarida: "aproveita para dormires, porque depois dela nascer nunca mais na tua vida vais ter uma noite descansada".

Na altura acháva que ela estáva a exagerar... mas agora dou-lhe toda a razão.

Mesmo que eles estejam pertinho de nós, seja a brincar seja a dormir... estamos sempre em alerta!

Bem vinda a este mundo maravilhoso e de eterna partilha que é... ser MÃE!

Beijos

9:27 da tarde, setembro 05, 2008  
Blogger Mamã Petra said...

Ai querida nem quero imaginar, e sangue frio eu penso que não tenho muito, mas as vezes que já fui posta á prova, ele apareceu não sei de onde, para protegermos os nossos filhos, para os salvarmos, as forças aparecem de todos os lados.
Beijinhos muito grandes.

12:08 da manhã, setembro 06, 2008  
Blogger neusa said...

Que arrepio amiga espero que agora esteje tudo bem beijokas:)

2:48 da tarde, setembro 06, 2008  
Blogger Raio de Sol said...

poças...que susto! até me arrepiei toda...

que bom que já passou!

beijokas aos 4

5:33 da tarde, setembro 07, 2008  
Blogger Anna said...

Bolas amiga, que susto, nem quero imaginar...

Descanso amiga???? Já era!!! Estamos sp com o coração nas mãos...

Beijocas grandes para todos

Anna + Francisco

10:34 da tarde, setembro 07, 2008  
Blogger carole resende said...

Possa Amiga que susto graças a Deus que esta tudo bem e Parabens ão Papa corajoso .
Xau mil beijinhos para todos meus e da vicky .

12:38 da manhã, setembro 08, 2008  
Blogger carla caseiro fotografia said...

Fogo, não quero imaginar o que passas-te, tive alguns sustos com o Ruca, mais passageiros, mas é uma grande aflição.

Felizmente já passou esse grande susto.

Os três mesitos não tardam e tudo tem tendência a ficar mais estável.

beijocas muito grandes
CC & Ruca

10:01 da manhã, setembro 08, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Cláudia que susto enorme calculo a vossa aflição...desconhecia esse sindroma!

Beijinhos ás 3
Carla Rio

3:20 da tarde, setembro 08, 2008  
Blogger Uma vida (im)perfeita!!! said...

Olá minha querida.
Que mau momento devem ter passado. Realmente andamos sempre com o coração nas mãos.
Espero que esteja tudo bem com as tuas princezinhas.
Beijinhos carinhosos para as 3,
Carla

3:39 da tarde, setembro 08, 2008  
Blogger Pintas said...

Amiguinha,
beijinhos muito grandes para vocês que são uns pais muito corajosos e espectaculares.
Sim porque no meio do susto e aflição há outra princessa em casa que possivelmente na minha ideia presente tudo.
Tenho saudades vossas!!!
Pintas

5:36 da tarde, setembro 08, 2008  
Blogger Sónia e MI said...

Aiii
recuei um ano e meio...
Lembro-me que quando foi com a Mi, toda eu me senti petrificada, valeu-me a minha mãe que me obrigou a reagir ao ver a Mi ficar de branca a roxa sem conseguir respirar por causa do refluxo...

Ai linda... isso acaba por passar, mas até lá estamos sempre de coração pequenino encolhido nas mãos.

Beijos grandes!

11:24 da tarde, setembro 08, 2008  
Blogger Unknown said...

Ai...
Imagino o susto que apanharam!!
O André uma vez engasgou-se a mamar e só passou quando o virei de cabeça para baixo e lhe bati nas costas.
Nem sei como consegui, fiz tudo e mais alguma coisa.
Beijocas

10:46 da manhã, setembro 09, 2008  
Blogger Susy said...

Graças a Deus já passou mas confesso que até me assustei.
Não sabia que isso era normal.
Espero nunca provar essa aflição.
Beijinhos e muitas Felicidades para as Princesas M's...
Susy

3:42 da tarde, setembro 09, 2008  
Blogger Unknown said...

Amiguinha
Quando chegar diz:)
beijocas e tudo a correr bem,,,
yami

10:30 da tarde, setembro 10, 2008  
Blogger sonia said...

Bolas mas que susto, realmente andamos sp de coração na mão!

Beijocas e mta força

10:48 da tarde, setembro 10, 2008  
Blogger Miminho do bebé said...

É assim,eles vão crescendo mas vamos andar sempre com o coração aos pulos.

beijinhos pra toda a família

odete

11:00 da manhã, setembro 11, 2008  
Blogger Uma vida (im)perfeita!!! said...

Olá minha querida.
Só passei aqui para vos deixar um grande beijinho e desejar que esteja tudo bem com vocês.
Beijinhos grandes para ti e para as princezinhas,
Carla

5:10 da tarde, setembro 11, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Ainda bem q n passou de um grande susto e os papás.
Um grane beijo para os 4.
Susana Lemos

11:05 da tarde, setembro 11, 2008  
Blogger T. said...

Olá
Passei pelo mesmo com uma das minhas gémeas ( a mais nova também ) com 1 mês de idade mas não no banho e sim reclinada na espreguiçadeira pois bolçava imenso mas ninguém lhe tinha diagnosticado refluxo. A partir daí foi "obrigada" a andar ligada a um monitor de apneia ( que o hospital disponibilizou) que só podia ser desligado caso estivesse sob nossa vigilância e foi também medicada para o refluxo.
Foram meses de aflição mas finalmente o refluxo melhorou consideravelmente e o monitor foi retirado.
Não quero assustar, queria só partilhar a minha experiência.
Beijinhos

4:35 da tarde, setembro 12, 2008  
Blogger Luna said...

ai claudia mais um susto bolas! eu começaria logo aos berros
graças a Deus qye a M. já recuperou!
bjinhos nossos
Luna

5:23 da tarde, setembro 12, 2008  
Blogger Márcia said...

Bem, que susto... mas felizmente correu tudo bem e isso é que importa.
Sabes concordo plenamente contigo e até mais... depois de engravidar as nossas preocupações aumentam e muito e com o nascimento tudo se mantém! Ás vezes sinto tanto medo que aconteça alguma coisa a minha princesa, tenho sempre imensos cuidados mas há situações que nada podemos fazer porque são mesmo imprevisíveis... por isso, além de estarmos sempre alerta acredito que a sorte também é um factor importante e nisso acho que a tua menina tem uma boa estrelinha, pois o papá soube actuar no momento exacto :)
Só um desabafo, desde a Encefalite da Sofia que as minhas preocupações se agravaram ainda mais... nessa altura vi bem o quanto a minha princesa era frágil e eu também. Felizmente também tivemos uma boa estrelinha a olhar por ela :)
Mil bjinhos

5:29 da tarde, setembro 13, 2008  
Blogger Anna72 said...

Caramba! Que susto! Imagino a vossa aflição :(

Espero que já estejam mais calmos e que não se volte a repetir.

Uma beijoca para os 4.

5:50 da tarde, setembro 15, 2008  
Blogger 1gota said...

:( Acho que ninguém está preparado para sustos destes. E ainda bem, (AINDA BEM) que só passou de um susto.

Um beijinho grande!
:*

6:50 da tarde, setembro 16, 2008  

Enviar um comentário

<< Home