Lilypie

quinta-feira, julho 26

Finalmente a regulamentação da lei da PMA

Precisamente, um ano após a publicação da lei em DR, está a chegar (tardiamente) a regulamentação que ansiavamos. O direito à saúde reprodutiva poderá deixar de ser uma miragem.
Estaremos bem atentos.

"O Ministério da Saúde já concluiu e aprovou a regulamentação da lei sobre Procriação Medicamente Assistida (PMA), anunciou hoje o autor da lei, o deputado socialista Manuel Pizarro.
Fonte do Ministério da Saúde confirmou que a legislação está pronta e que será "publicada em breve", não tendo porém avançado com uma data para a publicação.A lei sobre PMA foi publicada em Diário da República a 26 de Julho de 2006, determinando que deveria ser regulamentada no prazo de três meses.Manuel Pizarro reconheceu que a lei demorou muito tempo a ser regulamentada, atribuindo o atraso, fundamentalmente, às dúvidas levantadas pela Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) e à conveniência de a regulamentação ser analisada previamente pela Comissão Nacional sobre PMA, que apenas tomou posse há cerca de dois meses."A regulamentação envolvia matéria muito delicada do ponto de vista da protecção de dados", salientou o deputado.Das alterações introduzidas, Manuel Pizarro destacou o local onde os dados são arquivados, que passa a ser nacional, e o período "muito longo, 75 anos", de preservação das informações genéticas."Há que esperar que ainda em 2007 ou, seguramente, em 2008 haverá novas respostas para quem sofre de infertilidade, que é reconhecida como doença pela Organização Mundial de Saúde", salientou o autor da lei.Pizarro referiu que agora a sua preocupação é "aumentar o número de centros públicos" a que as pessoas inférteis poderão recorrer e encontrar forma de o Estado comparticipar os tratamentos da infertilidade, que envolvem "custos mito elevados".Segundo o deputado, a rede de centros públicos preparados para PMA "é manifestamente insuficiente no Sul" e razoável no litoral Norte (hospitais de S. João, Santo António e de Guimarães e Maternidade de Gaia)."Tem de haver mais apoio do Estado às pessoas que recorrem aos centros públicos", defendeu Manuel Pizarro, salientando que os tratamentos custam "à volta de mil euros por ciclo", pelo que deveriam ser comparticipados.O médico realçou que muitos casais precisam de "dois ou três ciclos" para conseguirem a PMA, cuja taxa de sucesso ronda os "20 a 30 por cento", dependendo da técnica utilizada.O responsável salientou que "há um terceiro plano mais complexo" que deve ser discutido, dado que "as seguradoras portuguesas estão a excluir as técnicas de PMA" dos seguros de saúde, "apesar de a infertilidade ser uma doença"."Há alguns países que já obrigam as seguradoras a incluir os tratamentos para PMA", referiu, notando que, contudo, os prémios de seguro podem subir consideravelmente com a inclusão desta nova cobertura.A lei da PMA destina-se a casais de sexo diferente, maiores de 18 anos, e contempla técnicas como a doação de espermatozóides, ovócitos e embriões de dadores anónimos."

25.07.2007 / 18h35 Lusa

12 Comments:

Blogger Luna said...

obaa se tivesse aki Migas dizia logo pum pum= foguetes.
aleluia! finalmente saio a Lei!
xiça custou mas foi, sabes estou felicissima.
bjos
luna

7:52 da tarde, julho 26, 2007  
Blogger Liana said...

Uma optima noticia!

9:56 da tarde, julho 26, 2007  
Blogger Kitty said...

Aos poucos vamos conseguindo!
:)
Bom fim de semana
Beijinho

10:02 da manhã, julho 27, 2007  
Blogger Inca said...

finalmente!
beijinhos e bom FDS

10:46 da manhã, julho 27, 2007  
Blogger Anna72 said...

Vamos ver se é desta! Esta lei devia chamar-se lei do saca-rolhas :S

Beijocas

2:56 da tarde, julho 27, 2007  
Blogger tixa said...

FINALMENTE...
Um bj enorme

3:23 da tarde, julho 27, 2007  
Blogger Maria Lavrador said...

Já não era sem tempo.... Estava a ver que não!

Beijocas e fim de semana

Maria Pereira

4:13 da tarde, julho 27, 2007  
Blogger Susana Pina said...

Eu ouvi ontem na TV, e li na Imprensa. FINALMENTE...Não era sem tempo. Dou os parabéns à API que teve um papel muito importante para que finalmente a lei esteja a ser regulamenteda.
Amiguinha, hoje estou particularmente feliz, pois sei que conseguis-te o teu ttt para agora, é sinal que o Tiago está melhor, e que vamos ser mamãs ao mesmo tempo, pois eu começo as picas amanhã. Estou muito, muito feliz por ti, amiga.
Um grande bj de muita amizade
Susana

4:49 da tarde, julho 27, 2007  
Blogger *CC* # *Ruca* said...

finalmente...

beijocas
CC

8:08 da tarde, julho 28, 2007  
Blogger Clara said...

Foi um chamado parto difícil, mas chegou!

3:34 da tarde, julho 30, 2007  
Blogger Silva33 said...

Uma nota: a lei destina-se a toda a sociedade portuguesa e as técnicas, essas sim, são só são autorizadas, por lei, a pessoas com mais de 18 anos casadas ou a pessoas que vivam juntas há pelo menos 2anos... BOa notícia

12:41 da manhã, novembro 27, 2007  
Blogger Silva33 said...

Sem dúvida estou solidário contigo e com todas as pessoas que sofram de infertilidade... e digo-vos para que lutem pelo vosso objectivo.

Actualmente posso-te dizer que o método em que mais confio é sem dúvida alguma a microinjecção intracitoplasmática... para mim o mais eficaz...

Quanto à aprovação desta lei... vem mostrar o próximo caminho a muita gente... mas na minha opinião o passo seguinte e essencial é a mameira como o estado poderá ajudar as famílias com menos possibilidades, pois são tratamentos algo caros.

Desculpa a minha intromissão

1:03 da manhã, novembro 27, 2007  

Enviar um comentário

<< Home